quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Forno - algumas dicas

Posso dizer-vos que para mim o forno é uma daquelas coisas indispensáveis na minha cozinha.
Nada bate o cheiro na cozinha de uma comida, bolo ou bolacha feitos no forno.

Em casa tenho um forno eléctrico que apesar de não ser moderno o suficiente para ter programas e coisas mais avançadas tem várias opções, entre elas a da ventoinha, de longe a minha favorita!!

Sei que para quem tem forno a gás, muitas vezes esta conversa de temperaturas tem muito que se lhe diga e que nem sempre é fácil saber de que temperatura estamos a falar quando temos botões 1, 2, 3 e por aí fora. Outra coisa que me irrita é que cada manhã de fim-de-semana que passo a ver canais americanos tenho que andar a fazer contas de cabeça para saber de que temperaturas estamos a falar.

Assim deixo-vos aqui uma tabela que espero que ajude nessa tarefa:


Outra coisa que é sempre um problema é a questão das temperaturas adequadas a cada tipo de alimento e tempos de cozedura.
Obviamente a coisa varia de receita para receita, cada forno é um forno e cada caso é um caso.
Deixo-vos 2 tabelas onde poderão encontrar:

  • As características de cozedura de cada expressão utilizada com as receitas de forno e que tipo de alimentos devem ser cozinhados: 



  • Uma tabela de pontos de cozedura dos principais ingredientes (a 180° para utilizarem como referência):














  • Um truque que utilizo quando por fora o prato que está a ser cozinhado apresenta a cor desejada, mas o interior ainda não atingiu o ponto pretendido é tapar com folha de alumínio (atenção que aprendi recentemente que a parte brilhante é aquela que deve estar em contacto com os alimentos e não o contrário).
  • Para quem como eu utiliza forno eléctrico com ventoinha, atenção aos tempos de cozedura e até à própria temperatura. Os alimentos cozinham muito mais rápido e por norma necessitam de menos temperatura (verifiquem as embalagens dos congelados e terão o exemplo).
  • Não se esqueça de regar os assados com frequência para que estes não fiquem secos.
Espero ter ajudado :)

2 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, não sabia a temperatura do meu forno pois nem números tem, apenas traços mas dá para ter uma ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada Lila :) sempre às ordens
      Espero nos próximos tempo fazer um post sobre tempos e temperaturas para os pratos que fazemos mais no forno...uma tabela fácil de consultar :)Boa?:)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...